O estudo de nível superior é atualmente uma das formas mais eficazes para iniciar o processo de imigração no Canadá, como já publicado anteriormente no Jornal Brasil Vancouver.
Porém um dos obstáculos para o ingresso de brasileiros em universidades canadenses é a exigência de um nível avançado de inglês.
O motivo desta exigência por parte das instituições de ensino no país é o fato dos cursos de ensino superior exigirem um alto nível de compreensão de inglês acadêmico, o que geralmente não é ensinado adequadamente em cursos de inglês no Brasil.
Vale lembrar que a grande maioria dos cursos de nível superior é voltado para o mercado canadense. Os alunos internacionais devem se adaptar a este modelo, buscando aprimorar seu conhecimento acadêmico de inglês, para que seu desempenho seja equivalente ao dos estudantes locais.
Entenda o nível mínimo exigido para admissão em um curso superior no Canadá
É necessário o domínio de todas as habilidades de conhecimento da língua inglesa para ser aceito em uma universidade ou college no Canadá:
- Speaking (falar): Por exemplo, para realizar apresentações em classe.
- Writing (escrever): Por exemplo, para elaboração de relatórios e teses.
- Listening (ouvir): Por exemplo, para fazer anotações rápidas durante a aula.
- Reading (ler): Por exemplo, para compreensão de questões de provas e projetos.
Para comprovar que um aluno internacional possui o nível mínimo exigido para admissão em seus programas, as instituições de nível superior canadenses exigem a apresentação de um exame oficial de conhecimento de inglês. Os três principais exames aceitos no Canadá são o IELTS, TOEFL e o CAEL. Estes exames demonstram não somente noções gerais da língua inglesa, mas também da parte acadêmica, necessária para a melhor compreensão e adaptação dentro das universidades ou colleges no Canadá.
A pontuação exigida varia de acordo com cada instituição. No entanto, o mínimo exigido é geralmente o intermediário alto ou B2 pelo CEFR (Common European Framework of Reference).
Uma alternativa: o programa de inglês acadêmico “Pathway”
Para o indivíduo que não consegue obter esta pontuação mínima, uma solução oferecida pelas instituições de ensino canadenses é o programa “Pathway”. O Pathway é um curso de inglês acadêmico que busca elevar o aluno internacional ao nível mínimo exigido para o ingresso em universidades ou colleges canadenses. A duração de um programa Pathway varia de acordo com o conhecimento de inglês de cada aluno, podendo variar entre três meses a um ano.
Alguns colleges e universidades oferecem o programa Pathway para alunos internacionais. Outras fazem parcerias com escolas de inglês para estrangeiros (ESL schools).
Um exemplo de programa Pathway é o English Language Learning and Acquisition (ELLA) da Douglas College, na Metro Vancouver, que também é voltado para aqueles que já estão no Canadá. Segundo o college, um dos maiores da província, o curso tem como objetivo “melhorar a capacidade dos estudantes em participar de conversações em nível universitário, compreender artigos acadêmicos e escrever eficientemente”.
Uma observação importante para possíveis interessados no programa Pathway. Mesmo entrando no país com o Study Permit (visto de estudo), o aluno só terá eventualmente o direito a trabalhar legalmente no Canadá (meio período) quando de fato iniciar o curso universitário. Estudo de inglês não credencia o aluno a obter um Work Permit (permissão de trabalho) no país.
Assine a newsletter do Jornal Brasil Vancouver e receba notícias, promoções e eventos da comunidade por email.