O brasileiro Márcio Leite Cerquinho foi detido pela polícia de New Westminster (NWPD), na região metropolitana da Vancouver, devido a alegações de “crimes sexuais contra uma jovem vítima”, segundo informações publicadas pela NWPD. As acusações incluem interferência sexual, convite para contato sexual e exploração sexual. Após ser ouvido, o brasileiro foi liberado, porém com inúmeras condições.
As autoridades canadenses emitiram um comunicado buscando por mais possíveis vítimas. “Nossos investigadores acreditam que é possível que existam mais jovens que foram vítimas de crimes sexuais cometidos pelo Sr. Leite Cerquinho. Se os pais ou responsáveis acreditam que os jovens sob seus cuidados não foram supervisionados na presença do Sr. Leite Cerquinho e podem ser vítimas de crimes sexuais, eles devem ligar para a Major Crime Unit”, afirmou o Sargento Sanjay Kumar.
A NWPD não disponibilizou mais detalhes sobre as acusações.
Brasileiro nega as acusações
Procurado pela reportagem do site brasileiro UOL, Márcio Leite Cerquinho nega as acusações e afirma que tudo não passou de um mal entendido. “Coisas que estão sendo postas estão sendo postas sem provas. Tudo possível. Infelizmente é como as coisas funcionam no Canadá. É uma questão cultural deles aqui fazer dessa forma e bola para frente. Vou prestar os esclarecimentos”, disse ele, que afirma que passou por detector de mentiras e “não deu nada”. “Até ir para a corte tem todo esse clamor público. Eu jamais viria para o Canadá para cometer esse tipo de crime”, encerrou.
Márcio Leite Cerquinho é um dos principais atletas brasileiros no curling, modalidade popular no Canadá. Cerquinho representou o Brasil em três Mundiais e foi técnico na Olimpíada da Juventude. O brasileiro também é sócio da Arena Ice Brasil, inaugurada em São Paulo em janeiro do ano passado.
Cerquinho imigrou para o Canadá em 2014. Ainda de acordo com a reportagem do portal brasileiro, ao chegar no país, “ele juntou brasileiros que praticavam curling de forma amadora para formar uma equipe brasileira”. Entre 2017 e 2019, participou do Mundial de Duplas Mistas, pelo Brasil, com três parceiras diferentes. Ele também ocupou a função de treinador da seleção brasileira juvenil de curling na Olimpíada da Juventude de Lausanne, em 2020.
Márcio Leite Cerquinho é nascido em Manaus e sua esposa está grávida.
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) disse à reportagem do UOL que o manauense foi técnico em projetos “pontuais” e que não atua mais na função desde janeiro de 2020. A CBDG também disse que “está tomando providências internas” sobre o tema.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:
*campo obrigatório