Canadá pode garantir vaga para a Copa do Mundo pela primeira vez desde 1985

Cyle Larin seleção de futebol canadense eliminatórias copa do mundo 2022
Cyle Larin (Crédito: CSA/Facebook)

A seleção canadense de futebol está próxima a alcançar um feito que não acontece há 36 anos. Nos próximos dias, a equipe vai disputar três partidas decisivas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA no Catar, podendo garantir matematicamente uma vaga para o Mundial deste ano, que será realizado pela primeira vez no inverno.

A Seleção do Canadá só disputou uma vez a Copa do Mundo, em 1986, quando a Argentina se sagrou campeã pela segunda vez, liderada por Diego Armando Maradona, no México. A vaga canadense foi selada no ano anterior, contra Honduras, na final do CONCACAF Championship 1985.

Entretanto, em sua primeira e única participação no principal evento do futebol mundial, o Canadá não deixou uma boa impressão. A equipe perdeu suas três partidas na primeira fase e se despediu sem ter marcado um gol sequer. Foram derrotas para a França (1×0) na estreia, Hungria (2×0) e União Soviética (2×0).

Favoritismo canadense

Agora o momento é outro. Na última rodada das Eliminatórias da CONCACAF, que reúne as seleções da América Central e do Norte, o Canadá assumiu provisoriamente a liderança na classificação rumo ao Catar, com vitórias em casa contra a Costa Rica (1×0) e o México (2×1).

A seleção canadense tem 16 pontos, à frente de Estados Unidos, com 15 pontos, e México e Panamá, ambos com 14 pontos.

Crédito: FIFA

São ao todo oito equipes disputando a fase final das Eliminatórias da América do Norte e Central. As três seleções melhores colocadas carimbam o passaporte para o Catar, enquanto a quarta colocada vai disputar a repescagem pela última vaga, contra o vencedor das Eliminatórias da Confederação de Futebol da Oceania (OFC), provavelmente a Nova Zelândia.

O que falta para o Canadá garantir uma vaga no Catar

Segundo as projeções do site Sporting News, basta alcançar 25 pontos para confirmar uma vaga na Copa do Mundo. Ou seja, mais três vitórias (em um total de seis jogos restantes) para a seleção canadense.

Nesta rodada, o Canadá enfrenta Honduras (27/01) e El Salvador (02/02) fora de casa e recebe os EUA (30/01) no Estádio Tim Hortons Field, em Hamilton (Ontario), a cerca de uma hora de Toronto.

O Canadá irá a campo com um desfalque importante. O lateral-esquedo Alphonso Davies, destaque canadense de 21 anos, foi diagnosticado com uma leve inflamação no coração como desdobramento de infecção por COVID-19 e, portanto, não foi convocado.

Alphonso Davies (Crédito: CSA/Facebook)

O clima a favor dos canadenses

Uma possível vantagem dos canadenses nestas Eliminatórias foram jogos disputados em casa com baixíssimas temperaturas. Na última partida do ano passado, contra a forte seleção mexicana, o Canadá venceu por 2 a 1, jogando em Edmonton (Alberta), com temperaturas abaixo dos 10 graus negativos.

“Jogar com -10°C não é fácil para ninguém. Mas somos canadenses, fomos feitos para esse clima” disse Alphonso Davies, antes do duelo contra o México, em novembro.

Como provocação aos mexicanos, o estádio foi apelidado pelos torcedores de “Iceteca”, junção das palavras “ice” (gelo), em referência ao clima gelado durante o jogo, e “Azteca”, nome do mais famoso estádio do México.

Os dois gols desta vitória decisiva foram marcados por Cyle Larin, jogador do Besiktas, da Turquia, e artilheiro das Eliminatórias até o momento, com 11 gols.

Caso a vaga não seja confirmada nesta rodada, a classificação será decidida em março, contra Costa Rica e Panamá (fora) e Jamaica (em casa).

Canadá pode garantir ida a duas Copas do Mundo seguidas

Invicta na liderança das Eliminatórias da CONCACAF, com quatro vitórias e quatro empates até o momento, a seleção canadense pode fazer história duas vezes.

Além de retornar a Copa do Mundo após mais de três décadas, também pode disputar dois Mundiais seguidos pela primeira vez.

Em 2026, o país será sede do evento ao lado do México e dos Estados Unidos, com vagas garantidas para os três países-sede.

A Copa do Mundo do Catar será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022.

Esta enquete não está mais aceitando votos

ENQUETE: Se houver um jogo entre Brasil e Canadá na próxima Copa do Mundo, para quem você vai torcer?

 

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver