2026 é logo ali: saiba tudo sobre a Copa do Mundo no Canadá, EUA e México

Datas, ingressos, cidades-sede, número de grupos, formato, vagas, estádios, local da final, jogos em Vancouver e Seattle. Confira!

Crédito: Crailsheim Studio

A Copa do Mundo FIFA 2022 terminou no Catar e agora os holofotes se voltam para o próximo Mundial, que será realizado no Canadá, México e Estados Unidos, em 2026.

E graças às adaptações incomuns feitas para a realização da primeira Copa no Oriente Médio, disputada pela primeira vez no inverno no hemisfério norte, agora faltam apenas três anos e meio para junho de 2026, mês de início do próximo torneio.

Esta será a primeira vez que a competição terá três países-sede, devido ao aumento de número de seleções que vão participar do evento, gerando uma maior demanda por estádios, hotéis, transporte e infraestrutura em geral.

A FIFA já declarou que deseja limitar na medida do possível o número de viagens das equipes e visitantes. Caso se confirme 80 jogos no evento, serão 60 jogos nos Estados Unidos, 10 no México e 10 no Canadá.  Há, porém, a possibilidade de o evento chegar a 104 jogos, como explicado no decorrer desta matéria.

Esta será a segunda vez que os Estados Unidos sediarão o torneio, depois da primeira em 1994. Já o México sediará sua terceira Copa do Mundo, após receber o evento em 1970 e 1986.

Já o Canadá sediará a Copa do Mundo pela primeira vez. Porém o país já havia recebido outros eventos da FIFA, como a Copa do Mundo Feminina em 2015, com a final realizada no BC Place, e eventos de categorias de base, como o Mundial Sub-20, em 2007. A FIFA já confirmou que Vancouver e Toronto serão as cidades-sedes do evento no Canadá.

Quando será a Copa do Mundo FIFA no Canadá, México e Estados Unidos?

As datas de início e fim da Copa do Mundo de 2026 ainda não foram anunciadas oficialmente. O que já é certo é que a próxima edição do evento voltará a ser disputada entre os meses de junho e julho. A expectativa é que o calendário do torneio seja estendido para acomodar o novo tamanho da competição.

Quantos países vão jogar na Copa do Mundo FIFA 2026?

O Mundial de 2026 será o primeiro com 48 seleções, ou seja, 16 a mais do que na edição do Catar. O aumento foi uma promessa de campanha do presidente da FIFA, Gianni Infantino, eleito presidente em 2016 e reeleito em 2019.

Qual é a distribuição de vagas por continente?

Esta é a divisão de vagas para a próxima Copa do Mundo:

  • Concacaf (Américas Central e do Norte): 6 mais um na repescagem
  • Conmebol (América do Sul): 6 mais um na repescagem
  • CAF (África): 9 mais um na repescagem
  • AFC (Ásia): 8 mais um na repescagem
  • UEFA (Europa): 16
  • OFC (Oceania): 1

Qual é o formato da competição?

Inicialmente, ao anunciar em 2017 o aumento do número de equipes de 32 para 48, a FIFA informou que o Mundial seria dividido em 16 grupos, com três seleções cada. As duas melhores colocadas de cada grupo avançariam para um mata-mata com 32 seleções (16-avos de final).

Entretanto, no entendimento da entidade que rege o futebol mundial, este formato acarretará um “problema esportivo”, pois com dois empates uma seleção já estaria garantida automaticamente na fase eliminatória, o que pode incentivar um “comportamento defensivo” em parte das equipes.

Além do mais, o número ímpar de times poderia motivar o chamado “jogos de compadres” na última rodada, ou seja, onde ambas as equipes entram em campo visando o empate.

Desta forma, o chefe do Departamento de Futebol da FIFA, Arsène Wenger, disse em entrevista durante a Copa do Mundo no Catar que o próximo Mundial ainda não tem um formato definido.

Wenger, que foi técnico do clube inglês Arsenal por 22 temporadas, disse também que a decisão final será anunciada em 2023. “Podem ser 16 grupos com três times. Podem ser 12 grupos com quatro times cada um. Ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho da FIFA no ano que vem”.

Em coletiva de imprensa em Doha, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, acrescentou que o formato da Copa do Mundo para 2026 também pode seguir os moldes da Euro. O Campeonato Europeu tem seis grupos de quatro, com os quatro melhores terceiros colocados também avançando para o mata-mata.

Ainda de acordo com Infantino, “os grupos de quatro foram absolutamente incríveis até o último minuto da última partida” [na Copa do Catar]. “Temos que revisitar ou pelo menos rediscutir o formato. Isto é algo que estará em pauta nas próximas semanas.”

O maior desafio com grupos de quatro seleções é o número de jogos e o consequente alongamento do torneio. 

Uma possível mudança no formato teria impacto direto na logística e no calendário do evento

Se a entidade alterar o formato da Copa do Mundo de 2026 para 12 grupos de quatro times, por exemplo, o número de partidas vai aumentar para 104, ou seja, 40 jogos a mais do que os atuais 64. Para que isso fosse possível, o torneio chegaria a no mínimo 35 dias de duração.

O formato anunciado inicialmente, com 16 grupos de três seleções, previa a realização de 80 partidas, que já haviam inclusive sido distribuídos entre os países-sede: 10 no Canadá, 10 no México e 60 jogos nos Estados Unidos.

Caso a FIFA de fato determine o aumento do número de jogos na Copa do Mundo de 2026, o número de jogos por país e por cidade será consequentemente revisado.

Que cidades e estádios vão receber jogos na Copa do Mundo FIFA 2026?

    • Canadá (2)
      • Toronto – BMO Field
      • Vancouver – BC Place
    • México (3)
      • Guadalajara – Estádio Akron
      • Mexico City – Estádio Azteca
      • Monterrey – Estádio BBVA
    • Estados Unidos (11)
        • Atlanta – Mercedes-Benz Stadium
        • Boston – Gillette Stadium
        • Dallas – AT&T Stadium
        • Houston – NRG Stadium
        • Kansas City – Arrowhead Stadium
        • Los Angeles – SoFi Stadium
        • Miami – Hard Rock Stadium
        • New York/New Jersey – MetLife Stadium
        • Philadelphia – Lincoln Financial Field
        • San Francisco – Levi’s Stadium
        • Seattle – Lumen Field

As cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2026 foram divididas em três regiões

A FIFA dividiu as cidades-sede em três zonas – oeste, central e leste – visando regionalizar o torneio, que se estende do México ao Canadá. As equipes deverão atuar, na medida do possível, na mesma região, evitando assim mudanças de fuso horário e viagens longas.

“Temos que levar em consideração as condições climáticas, os estádios que têm teto ou podem ser fechados, e talvez desta forma, possam realizar partidas no início da tarde, ou outros locais onde é necessário jogar à noite” observou o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Além disso, a regionalização da Copa também minimiza, pelo menos no início da competição, o deslocamento dos torcedores que desejem assistir apenas aos jogos de determinadas seleções.

LESTE: Toronto (BMO Field); Boston (Gillette Stadium, Foxborough, Mass.); Philadelphia (Lincoln Financial Field); Miami (Hard Rock Stadium, Miami Gardens, Fla.); e Nova York/Nova Jersey (MetLife Stadium, East Rutherford, N.J.).

CENTRAL: Kansas City, Mo. (Arrowhead Stadium); Dallas (AT&T Stadium, Arlington, Texas); Atlanta (Mercedes Benz Stadium); Houston (NRG Stadium); Monterrey, México (Estadio BBVA, Guadalupe); e Cidade do México (Estádio Azteca).

OESTE: Vancouver (BC Place); Seattle (Lumen Field); San Francisco (Levi’s Stadium, Santa Clara, Calif.); Los Angeles (SoFi Stadium, Inglewood, Calif.); e Guadalajara, México (Estádio Akron, Zapopan).

Quantos jogos serão realizados em Vancouver na Copa do Mundo FIFA 2026?

A divisão de jogos por cidade ainda não foi anunciada pela FIFA, mas presumivelmente serão no mínimo quatro partidas, visto que o Canadá foi alocado com um total de 10 jogos.

Este número pode ser ainda maior, principalmente caso a FIFA altere o formato da Copa do Mundo para 12 grupos de quatro times, o que como já explicado, acarretaria um aumento substancial no número de partidas (de 80 para 104).

Isso, é claro, sem contar com os jogos na cidade de Seattle, no Estado de Washington, que também foi escolhida como uma das cidades-sede do Mundial, e que fica logo ao sul da província de British Columbia.

O tempo de viagem para o Lumen Field, local das partidas em Seattle, é de menos de 3 horas, de carro, a partir de Downtown Vancouver, segundo dados do Google Maps. Também há serviço de ônibus e trem ligando as duas cidades.

Segundo informações divulgadas pelo UOL, Vancouver tem previsão de receber partidas até a fase de 16-avos de final e Seattle até as oitavas de final.

copa do mundo 2026 Vancouver Canadá BC Place
BC Place, em Vancouver (Crédito: Getty Images)

Quando começa a venda de ingressos para a Copa do Mundo FIFA 2026?

A FIFA já abriu as inscrições para que os interessados em comparecer ao evento possam receber informações, notícias, sorteio de início das vendas de ingressos para a Copa do Mundo no Canadá, México e Estados Unidos em 2026. Basta fazer o cadastro através deste link no site oficial da organização

Onde vai ser a final da Copa do Mundo FIFA FIFA de 2026?

Provavelmente nos Estados Unidos, com Los Angeles, Dallas e Nova York/Nova Jersey considerados favoritos até o momento. O MetLife Stadium (NY/NJ), desponta como a principal candidato a receber a grande final, segundo a imprensa norte-americana, especialmente porque a FIFA escolheu Nova York como o local para revelar as 16 cidades-sede do evento.

Além disso, a Costa Leste conta com fuso horário mais próximo ao da Europa, o que evitaria repetir que a final seja realizada ao meio-dia, no ápice do verão norte-americano, como ocorreu na Copa do Mundo de 1994, em Los Angeles, o que gerou muitas críticas.

Siga as mídias sociais e/ou WhatsApp do Jornal Brasil Vancouver e seja o primeiro a saber das notícias e novidades da Copa do Mundo FIFA 2026 no Canadá, México e Estados Unidos. 

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver