Quando as temperaturas caem bruscamente no inverno, alguns riachos, rios e cachoeiras em Vancouver, Whistler e arredores congelam, criando lindas esculturas de gelo, que lembram os visuais vistos apenas em contos de fadas, como em “Frozen – Uma Aventura Congelante”, da Disney.
Mas nesta temporada, às vezes basta uma caminhada ou passeio com snowshoes, próprios para andar na neve, para encontrar estes notáveis fenômenos naturais. Desta forma, o Jornal Brasil Vancouver selecionou algumas belas opções de cachoeiras congeladas na região. Confira:
Norvan Falls, North Vancouver
Esta caminhada no Lynn Headwaters Regional Park segue o Lynn Creek rio acima até Norvan Falls. A trilha fica em uma elevação em torno do meio da montanha, então normalmente, não há muita neve. Mas durante as ondas de frio, a cachoeira congela e se transforma em uma linda coluna de gelo.
A trilha para chegar ao local pode ser escorregadia devido ao gelo, então microspikes (grampos antiderrapantes para neve) são recomendados para os calçados. Esta caminhada é considerada como nível de esforço “moderado” e pode levar em torno de cinco horas para percorrer o trajeto de 14 quilômetros. Faça download do mapa do parque para se manter no caminho certo.
Alexander Falls, Whistler
Esta espetacular cachoeira perto de Whistler possui 55 metros de altura e congela em camadas de gelo a cada inverno. No verão, a única forma de vê-la é através de uma plataforma de observação. Porém, no inverno, o visitante pode caminhar até sua base com snowshoes, graças às trilhas sinalizadas no Ski Callaghan/Whistler Olympic Park.
Acesse o local por uma trilha circular de 2.5 km que leva cerca de duas horas. O trajeto apresenta algumas áreas íngremes e a caminhada também é considerada como “moderada”. Faça download do mapa da trilha para encontrar o melhor caminho. Garanta seus ingressos com antecedência e também confira as condições climáticas na área.
Nairn Falls, Pemberton
Esta trilha com terreno plano percorre as margens do Green River até as belas cascatas de Nairn Falls. O visual torna-se magnífico particularmente no inverno, quando o gelo se acumula dentro de uma fissura de granito.
A trilha de três quilômetros leva cerca de uma hora e meia com snowshoes e é classificada como “fácil”, porém recomenda-se atenção redobrada para os declives muito acentuados durante o trajeto. O estacionamento no Nairn Falls Provincial Park está localizado ao sul de Pemberton e está aberto normalmente entre terça-feira e domingo.
Outras sete opções de cachoeiras (às vezes) congeladas
Os invernos de Vancouver são tradicionalmente amenos, o que significa que as cachoeiras próximas ao nível do mar normalmente não congelam. No entanto, a Metro Vancouver às vezes recebe correntes de ventos e ar frio vindas do Polo Norte, um fenômeno conhecido como vórtice polar, que traz temperaturas excepcionalmente frias e congela as cachoeiras por alguns dias.
Da próxima vez que Vancouver receber um clima com frio mais acentuado, confira estas cachoeiras para apreciar as lindas camadas de gelo acumulado:
- Cypress Falls, West Vancouver
- Twin Falls in Lynn Canyon, North Vancouver
- Kanaka Creek Cliff Falls, Maple Ridge
- Cascade Falls, Mission
- Bridal Veil Falls, Chilliwack
- Flood Hope Falls, Hope
- Shannon Falls, Squamish
Importante: Dicas de Segurança
- Tenha cuidado nas proximidades das cachoeiras. Não chegue muito perto: pedaços de gelo podem cair a qualquer momento, literalmente.
- Fique longe do gelo: os rios e riachos podem não estar tão congelados quanto parecem.
- Dependendo das condições da trilha, snowshoes ou ‘microspikes‘ são indicados para estas caminhadas, que podem contar com superfícies com neve profunda ou gelo escorregadio.
- Leve uma mochila com equipamentos essenciais de segurança e kit de primeiros socorros.
- Verifique a previsão do tempo e leve roupas extras de acordo com o clima. Não esqueça de muitos equipamentos à prova d’água e camadas de roupa quente.
- Deixe um plano de viagem para que alguém saiba seu roteiro e hora estimada de retorno.
- Avalanches são comuns ao redor de montanhas. Verifique a previsão de avalanches antes de sair. Confira este guia online gratuito sobre avalanches ou considere até fazer um curso sobre o tema.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:
*campo obrigatório