O diplomata Nestor Forster, ex-embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, é apontado na mídia brasileira como o próximo a ocupar o posto máximo do Consulado-Geral do Brasil em Vancouver.
Segundo matéria publicada no jornal Estado de S. Paulo, Forster “conseguiu costurar sua permanência na América do Norte”, após ser retirado do cargo na capital norte-americana em janeiro deste ano, conforme publicado no “Diário Oficial da União”.
A portaria no Diário Oficial foi assinada por Mauro Vieira, que assumiu o cargo de Ministro das Relações Exteriores do Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nestor Forster é diplomata de carreira e assumiu de forma interina a função nos EUA em 2019. No ano seguinte, foi efetivado no cargo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi sabatinado em fevereiro de 2020 (vídeo) e aprovado para posição no Senado Federal em setembro daquele ano.
Forster foi nomeado para o posto depois que Bolsonaro desistiu da ideia de indicar seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) para ocupar a posição, após a repercussão negativa entre diplomatas e políticos. A embaixada nos EUA é uma das principais representações do Brasil no mundo, e é normalmente ocupada por diplomatas com ampla experiência.
De acordo com a matéria no Estado de S. Paulo, Nestor Forster tentou ser remanejado para outra representação brasileira nos Estados Unidos, “mas a tentativa foi frustrada”.
“A volta dele para Brasília era considerada sensível no Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), devido ao alinhamento de Forster a Jair Bolsonaro”, explica a publicação brasileira.
O Jornal Brasil Vancouver entrou em contato com o Consulado-Geral do Brasil em Vancouver, que não confirmou até o momento nenhuma alteração no corpo consular da representação local.
Currículo: Nestor Forster tem passagem pela Embaixada do Brasil no Canadá
Nascido em 1963, Nestor José Forster Junior é gaúcho de Porto Alegre (RS), e ingressou na carreira diplomática em 1986. Desempenhou funções como a de chefe do Setor de Política Comercial da embaixada em Washington (1992–1995); chefe do Setor Econômico da embaixada em Ottawa (1995–1998); e chefe do Setor Financeiro da embaixada em Washington (2003–2006).
Sua experiência profissional inclui negociações comerciais, propriedade intelectual, política financeira, assuntos políticos, direito internacional, temas consulares e tecnologia da informação.
Como orador convidado, Forster preferiu palestras na Universidade de Columbia, na Universidade de Toronto, na Universidade de Alberta, na Universidade Laval e no Instituto Rio Branco.
Forster exerceu a Encarregatura de Negócios da Embaixada em Washington de junho de 2019 a outubro de 2020 e foi Embaixador do Brasil nos Estados Unidos entre outubro de 2020 até janeiro de 2023.
*As informações sobre o currículo de Nestor Forster foram fornecidas pelo Itamaraty.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:
*campo obrigatório