Fim das restrições de viagens em BC e encontros com até 50 pessoas: governo confirma início da fase 2 da reabertura

O avanço do plano de quatro fases de reabertura estabelecido pelo governo provincial depende da diminuição do número de casos e as hospitalizações por COVID-19, além do aumento contínuo do número de pessoas vacinadas em BC.

John Horgan (Crédito: Governo de BC)

A partir desta terça-feira, a província de British Columbia vai seguir adiante com o plano de reabertura (em quatro fases) de diversas atividades na região, desautorizadas até o momento devido à pandemia de COVID-19.

A nova fase inclui a flexibilização das restrições para encontros e pequenos eventos e o fim dos limites para viagens dentro da província. Viagens não essenciais fora da província ainda não serão permitidas.

Eventos com até 50 pessoas ao ar livre voltam a ser autorizados, enquanto encontros do mesmo porte serão permitidos em ambientes fechados, desde que os participantes permaneçam sentados e seguindo protocolos de segurança, como em cinemas e restaurantes.

“O número ao ar livre continua o mesmo para eventos organizados, mas não há mais a necessidade dos participantes permanecerem sentados, então há mais flexibilidade para realizar um pequeno casamento, por exemplo,” explicou a Dra. Bonnie Henry, médica-chefe de BC.

A presença de espectadores também volta a ser permitida em esportes ao ar livre, com limite de 50 pessoas.

A transição para a Fase 2 do plano de reabertura está adequado às principais métricas determinadas anteriormente pelo governo para avançar a nova etapa da reabertura. Mais de 75% dos adultos foram vacinados com a primeira dose, ultrapassando o limite mínimo de 65% estabelecido para a Fase 2. Os outros números estabelecidos para avançar de fase (como infecções por COVID-19 e hospitalizações) também continuam diminuindo.

Restaurantes, bares, pubs e outros estabelecimento poderão servir bebidas alcoólicas até meia-noite, a partir do início da fase 2 da reabertura. Esportes (jogos) em ambiente fechados e exercícios (fitness) de alta intensidade também voltam a ser permitidos na Fase 2, com protocolos de segurança.

“Graças aos esforços de toda a população e compromisso com a vacinação, estamos prontos para dar mais um passo em nosso processo de reabertura”, disse John Horgan, Premier de BC. “Dias melhores se aproximam, mas devemos continuar a fazer a nossa parte, ser vacinados, manter nossas camadas de proteção e trabalhar juntos para deixar esta pandemia para trás” completou.

Os atuais protocolos de segurança de saúde pública, como uso de máscara em todos os espaços públicos fechado e distanciamento social, seguem em vigor durante a Fase 2. Da mesma forma, os encontros particulares em ambiente fechado permanecem limitados a cinco visitantes ou outro “household” (família ou agregado familiar).

Etapa 2: a partir de 15 de junho

  • Fim das restrições para viagens não essenciais dentro da província.
  • Máximo de 50 pessoas para encontros ao ar livre
  • Máximo de 50 pessoas para encontros em ambientes fechados (restaurantes, cinemas, teatro), com indivíduos sentados e seguindo protocolos de segurança
  • Máximo de 50 pessoas para serviços religiosos em ambientes fechados, ou 10% da capacidade total de um local de culto, o que for maior – com planos de segurança
  • Máximo de 50 espectadores em eventos esportivos ao ar livre
  • Bebidas alcoólicas servidas em restaurantes, bares e pubs até meia-noite
  • Esportes (jogos) em ambientes fechados (sem espectadores) e atividades de condicionamento físico de alta intensidade, seguindo protocolos de segurança

A primeira data possível prevista para o início da Fase 3 é dia 1º de julho (Canada Day) e 7 de setembro para a Fase 4. Para entender os próximos passos no plano de reabertura, confira matéria anterior do Jornal Brasil Vancouver.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:




 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver