A morte de Pelé despertou uma série de homenagens ao Rei em todo o mundo, evidenciando a dimensão global e legado do maior jogador de futebol de todos os tempos.
Pelé, provavelmente o brasileiro mais reconhecido da história, reforçou sua marca e imagem mesmo após sua aposentadoria da Seleção Brasileira (1971) e do Santos (1974).
O Rei assumiu posições de destaque na política, entretenimento, negócios, em diversas causas beneficentes e, é claro, no próprio esporte.
Em 1975, Pelé retornou ao futebol, para jogar pelo New York Cosmos, equipe da extinta North American Soccer League (NASL), onde permaneceu até sua aposentadoria definitiva, no dia 01 de Outubro de 1977.
Neste período, Pelé atuou em Vancouver mais de vez, dando aos fãs do oeste canadense a oportunidade de apreciar de perto os passes, dribles e finalizações precisas do tricampeão mundial.
Com informações da Canada Soccer, BC Soccer, BC Hall of Fame, Hannover 96, Business in Vancouver, NASL Jerseys e Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC, listamos abaixo as visitas de Edson Arantes do Nascimento a Vancouver. Confira:
As Visitas de Pelé a Vancouver
30 de julho, 1971: Amistoso do Santos contra o Hannover 96 da Alemanha no Empire Stadium, com a presença de 22.193 torcedores. Vitória do time brasileiro (3 a 1) com gol de Pelé em cobrança de falta.
7 de julho, 1972: O Santos derrotou o BC Premier League All-Stars (5 a 0) no Empire Stadium, com 16.304 espectadores. Pelé jogou por 82 minutos e não marcou, apesar de ter acertado dois chutes ao gol.
27 e 28 de maio, 1975: O Rei visitou a região por dois dias, incluindo uma visita ao BC Sports Hall of Fame.
View this post on Instagram
7 de julho, 1975: Pelé veio a Vancouver com o New York Cosmos para um amistoso contra o Vancouver Whitecaps, no Empire Stadium. Os assentos reservados estavam esgotados, mas era possível comprar ingressos no local por $ 4,50 (cerca de $23 dólares em valores atuais). A equipe americana venceu o jogo (2 a 1) diante de 26.495, um recorde de público para eventos de futebol até então.
10 de setembro, 1976: O Cosmos retornou ao Canadá para mais um amistoso, desta vez contra a seleção do Canadá, que se preparava para as Eliminatórias da Copa do Mundo.
30 de junho, 1977: Em uma partida oficial pela liga norte-americana, o Whitecaps surpreendeu o NY Cosmos de Pelé e Franz Beckenbauer, derrotando os visitantes por 5 a 3 diante de 30.277 torcedores, um recorde para uma partida de clubes canadenses até então.
3 de maio, 1992: Então embaixador da FIFA, Pelé compareceu ao Swangard Stadium, em Burnaby, para a abertura das Eliminatórias para a Copa do Mundo Sub-20 da CONCACAF.
Vídeo: Pelé em Vancouver
*campo obrigatório