O NDP do premier John Horgan segue sendo bem avaliado na gestão da pandemia pelos residentes de British Columbia, de acordo com nova pesquisa divulgada pelo Instituto Angus Reid. Segundo o levantamento, dois terços (66%) dos entrevistados dizem que o governo provincial está fazendo um bom trabalho nesta área.
Se por um lado o governo de BC é um dos mais bem avaliados do país na gestão da COVID-19, por outro os últimos números representam uma queda de 7 pontos na aprovação desde o verão (73%).
Os moradores de BC também aprovam a administração do transporte público pelo NDP-BC, que inclui um investimento de bilhões de dólares na expansão do SkyTrain entre Surrey e Langley, cujo valor total é dividido entre os governos regionais, o governo federal e a própria TransLink.
O primeiro-ministro Justin Trudeau confirmou parte do financiamento para o projeto em junho deste ano.
Habitação é o calcanhar de Aquiles em BC
Apenas 9% dos entrevistados acreditam que o governo está fazendo um bom trabalho com relação ao acesso à casa própria em BC. Os preços dos imóveis continuam subindo, mesmo após medidas tomadas pelo governo para desaquecer o mercado.
Segundo o estudo, 85% dizem que o governo provincial não está lidando adequadamente com a crise imobiliária na região, enquanto 77% desaprovam o governo com relação ao consumo de drogas pesadas e dependência química. As duas estatísticas são as menos favoráveis dentre todas as regiões analisadas pelo instituto Angus Reid.
Ao mesmo tempo em que a distância entre o NDP e o BC Liberal, principal partido de oposição, continua a diminuir, o partido do atual governo mantém uma confortável liderança na intenção de voto.
Apesar do nome, vale observar que o BC Liberal (provincial) não tem nenhuma relação formal com o Partido Liberal (federal), do atual primeiro-ministro, Justin Trudeau.
Já o apoio popular ao Partido Verde caiu quatro pontos desde junho, talvez um efeito dos problemas internos que consumiram o Partido Verde federal após as eleições nacionais.
Críticas aos governos provinciais aumentam pelo país
As críticas aos governos provinciais estão aumentando por todo o Canadá, impulsionadas por uma aparente insatisfação com o sistema de saúde, à medida que o peso da pandemia continua a estressar os serviços em todo o país, entre outros motivos. Veja:
Além disso, pelo menos metade dos canadenses agora dizem que seu respectivo governo provincial não faz um bom trabalho em áreas como acesso à moradia, pobreza e cuidados com a terceira idade.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:
*campo obrigatório