Quantos brasileiros vivem na Metro Vancouver? Consulado faz estimativa do tamanho da comunidade.

Cônsul-adjunto do Brasil em Vancouver estima o número de brasileiros na região. Aumento do empreendedorismo brasileiro na Lower Mainland também é observado pelo Consulado.

É consensual que a comunidade brasileira no oeste do Canadá tem crescido a taxas exponenciais, a ponto de duvidar-se dos dados de que se dispõe sobre o número de brasileiros nessa região do país. O censo canadense de 2016 é o repositório que apresenta os números oficiais. Haveria, segundo esse levantamento, 10.590 brasileiros residentes no oeste do Canadá – área de jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Vancouver, a incluir as províncias de British Columbia, Alberta e Saskatchewan e os territórios do Noroeste e Yukon.

Tal número, cumpre esclarecer, inclui nacionais com permissão de estudo e trabalho, residentes permanentes e cidadãos com dupla nacionalidade, e exclui estudantes de idiomas, os quais constituem expressivo contingente que ultrapassa a cifra de 10.000 por ano apenas em BC. 

número de BRASILEIROS EM VANCOUVER comunidade
Crédito: Priscilla Du Preez

Em BC, ainda de acordo com o censo, seriam 3.800 brasileiros, e em Vancouver, 2.700. Pode-se afirmar com certa tranquilidade que todos os números apresentados pelo recenseamento desafiam o senso comum acerca do tamanho da comunidade brasileira. O levantamento reflete dados coletados em 2015, mas, desde então, se tem notado uma intensificação da chegada de brasileiros que seguramente produzirá uma elevação dos números no próximo censo quinquenal.

Para não se ater apenas à percepção do observador, que sugere disseminada presença de brasileiros na Metro Vancouver, dados oficiais do governo canadense apontam que, em 2019, somente a essa área metropolitana chegaram 1.275 brasileiros na condição de residentes permanentes – número que, aparentemente, desconsidera outra relevante parcela, de nacionais que aqui já viviam sem esse status e o obtiveram ao longo daquele ano – , o que posicionou o Brasil como o sexto país de origem de residentes permanentes para a grande Vancouver no referido ano (não é demais recordar que o ingresso no Canadá como residente permanente sequer configura a principal via imigratória, e sim a obtenção de permissão de estudo para frequentar curso em instituição de ensino pós-secundária). 

Uma estimativa – não muito ousada – com que o Consulado tem trabalhado, baseada também no aumento da demanda por serviços consulares em anos recentes, fixa em 15.000 pessoas o tamanho da comunidade brasileira na citada área de jurisdição. Na Metro Vancouver, assume-se, em apreciação igualmente contida, que haja na atualidade pelos menos 5.000 brasileiros (excetuados, nas duas estimativas, os estudantes de inglês).

BRASILEIROS METRO VANCOUVER
Metro Vancouver (Fonte: Google Maps)

Aumento do número de empreendedores brasileiros na comunidade

Em paralelo ao crescimento vertiginoso da comunidade brasileira, um outro fenômeno tem sido observado nos últimos anos no seio dessa comunidade, a olhos vistos: o aumento do número de imigrantes brasileiros que optam por dedicar-se ao empreendedorismo. Trata-se, na verdade, de um fenômeno mais amplo, observável na diáspora brasileira em todo o mundo, o qual já captou a atenção da área consular do Ministério das Relações Exteriores (MRE), responsável pela execução de políticas em benefício dos cidadãos brasileiros emigrados.

O MRE estima que haja 30.000 brasileiros no exterior na condição de micro e pequenos empresários. Um marco da atuação do Ministério nessa seara foi a realização da I Conferência sobre Micro e Pequeno Empreendedorismo Brasileiro no Exterior, em Brasília, em setembro de 2017, com o intuito de contribuir para o empoderamento das comunidades brasileiras emigradas e a sua boa inserção nos mercados de trabalho e sociedades dos países de acolhimento.

É tarefa ainda por fazer um mapeamento pormenorizado das micro e pequenas empresas de propriedade de brasileiros na Metro Vancouver – para cingir-se a essa área geográfica específica. O diretório de serviços formulado pelo Jornal Brasil Vancouver constitui uma apreciável iniciativa com a finalidade de inventariar os negócios de brasileiros (com a ressalva de que a listagem do diretório inclui também serviços não formalizados sob uma micro ou pequena empresa).

A afirmação de que o número de empreendimentos de nacionais do Brasil tem aumentado decorre, sobretudo, da experiência, dos contatos pessoais e do fluxo de informações que circulam na comunidade por meio das redes sociais. Mesmo o Consulado, que se tem empenhado para estabelecer conexões com a parcela empreendedora da comunidade brasileira, tem constantemente a grata surpresa de deparar-se com negócios já com atuação destacada na sua respectiva área que até então desconhecia.  

Nestes tempos desafiadores vividos em razão da pandemia da COVID-19, muito tem sido veiculado a respeito dos impactos das restrições adotadas e da desaceleração da atividade econômica sobre micro e pequenas empresas em todo o Canadá.

Ainda esta semana, será publicada no Jornal Brasil Vancouver uma nova matéria sobre os impactos da pandemia nos negócios brasileiros na Metro Vancouver, incluindo os resultados e análise da pesquisa realizada pelo Jornal e o Consulado-Geral mês passado sobre o tema.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter semanal:

 

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver