Saúde do Imigrante: 9 motivos para agendar sua próxima visita ao dentista no Canadá

A prevenção é a chave para manter um sorriso saudável. Confira as dicas do experiente dentista brasileiro Dr. Fabio Browne de Paula, que recentemente inaugurou uma moderna clínica odontológica na Metro Vancouver.


Manter a saúde oral é um cuidado necessário para todas as pessoas, de todas as faixas etárias, sem exceção. Em cada fase da vida, os dentes precisam de cuidados especiais, visando garantir sua preservação para o resto da vida.

E para o imigrante brasileiro no Canadá e sua família, isso não é diferente.

Não visitar o dentista periodicamente pode trazer sérias consequências, pois com o decorrer do tempo, problemas inicialmente pequenos e fáceis de serem resolvidos, podem tornar-se mais complicados, o que além de demandar mais tempo de tratamento, pode causar mais incômodos ao paciente, onerar os custos e até resultar em problemas graves.

Vale lembrar que dentista não é mais sinônimo de dor e ansiedade. Hoje em dia, os tratamentos dentários são mais eficazes, rápidos e indolores, devido tecnologia disponível nos consultórios.

O Jornal Brasil Vancouver conversou sobre o tema com o dentista brasileiro Dr. Fabio Browne de Paula, profissional com mais de 33 anos na área odontológica e que abriu recentemente sua clínica nos arredores de Vancouver. Dr. Fabio listou alguns dos principais motivos para visitar o dentista regularmente no Canadá.

PREVENÇÃO

Através do exame clínico presencial e das orientações profissionais do dentista, fica mais simples prevenir cáries, doenças periodontais e outras complicações, evitando-se assim problemas futuros no cuidado com os dentes e gastos desnecessários em longos tratamentos. Um “check-up” periódico duas vezes por ano evita que possíveis problemas saiam de controle.

LIMPEZA E CLAREAMENTO

Mesmo com uma higienização, escovação dos dentes e da língua bem-feitos, o uso de fio dental, de antissépticos bucais e de escova lingual, a visita ao dentista é fundamental para esclarecer dúvidas e verificar se o paciente está realizando os procedimentos em casa de maneira correta, visando entre outros, evitar a formação da placa bacteriana, de cáries e tártaro.

Além disso, com as diversas técnicas de clareamento já existentes, o dentista poderá realizar o tratamento específico para cada caso, o que permite, por exemplo, a remoção de diversas manchas dos dentes do paciente.

MAU HÁLITO

Grande parte das causas do mau hálito, também chamado de halitose, está na própria boca. Escovar os dentes e a língua são hábitos essenciais para manter um bom hálito e evitar este problema. A halitose, porém, pode também ser o resultado de outros sintomas, como cárie, gengivite ou periodontite, por exemplo, e até de dor de garganta, problemas no estômago e doenças como diabetes. Na persistência do mau hálito, o indicado é agendar uma consulta com seu dentista.

RESTAURAÇÕES E PRÓTESES

Antigas restaurações (conhecidas como obturações) feitas em amálgama, um material de cor cinza escuro, podem ser substituídas por resinas mais atuais que são imperceptíveis e duradouras.

Já para repor dentes perdidos e recuperar o sorriso que ficou para trás, é possível realizar implantes e próteses, que muitas vezes, são cobertos por planos de saúde privados no Canadá.

DOR DE DENTE

A dor de dente é um desconforto ao redor ou no próprio dente. Apenas o dentista pode indicar o motivo da dor com precisão.

O melhor remédio para evitar dores no dente é sempre a prevenção. Visitas periódicas ao dentista, mesmo que você não esteja com qualquer sintoma, podem detectar o problema desde cedo, maximizando o sucesso do tratamento dentário.

Crédito: Billion Photos

APARÊNCIA E AUTOESTIMA

A sua aparência é importante, tanto na vida pessoal como profissional. Manter um sorriso saudável e bonito é importante em vários aspectos, seja para a próxima “selfie”, para uma entrevista de trabalho ou para sorrir para quem você ama. A aparência afeta a autoestima do indivíduo e sua capacidade, segurança e motivação para enfrentar o dia a dia e desenvolver relações sociais.

PROBLEMAS CARDÍACOS E CÂNCER BUCAL

Poucas pessoas sabem, mas algumas bactérias presentes na região bucal podem atacar o coração. A endocardite bacteriana, um tipo de problema cardiológico decorrente de processos infecciosos, pode ter origem na cavidade oral e causar a proliferação de bactérias nocivas ao organismo.

Exames periódicos ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas e também a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer.

COBERTURA ANUAL DO SEGURO DE SAÚDE PRIVADO

No Canadá, a maioria dos empregos disponibiliza seguro de saúde privado com cobertura odontológica para seus funcionários, o que torna a visita ao dentista mais acessível. Os valores cobertos por procedimento costumam ter limite anual, ou seja, não são cumulativos para o ano seguinte. Desta forma, vale sempre agendar a visita periódica ao dentista, para manter a saúde em dia e usufruir dos benefícios oferecidos pelo empregador. Profissionais liberais, empreendedores e outras pessoas podem contratar um seguro similar por conta própria.

TRATAMENTO EM PORTUGUÊS EM VANCOUVER

Entender e ser entendido na hora do tratamento odontológico é fundamental. Felizmente, na região metropolitana de Vancouver, é possível encontrar profissionais brasileiros qualificados em diversas áreas, como Dr. Fabio Browne de Paula.

Dr. Fabio abriu sua clínica no final de 2020 e possui um crescente número de clientes brasileiros. Com tecnologia canadense de última geração, a Confidence Dental Care oferece serviços nas mais diversas áreas, incluindo tratamentos odontológicos como endodontia, periodontia, implantes dentários, odontologia estética, ortodontia (Invisalign), pediatria e clínica geral.

CONFIDENCE DENTAL CARE

Estrategicamente anexa à Highway 99, a Confidence Dental tem fácil acesso e estacionamento gratuito no local. A clínica fica a cerca de 30 minutos de Vancouver (Sul), Burnaby (Metrotown) e Richmond (Centre), e a apenas 20 minutos de Langley, New Westminster e Surrey (Central).

Endereço: Unit 307-15336 31 Avenue, South Surrey, BC V3Z 0X2 
Telefone: 604-385-6495 
Email: info@confidencedentalcare.ca
Website: https://www.confidencedentalcare.ca

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver