Vancouver ainda está na disputa para ser escolhida como uma das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA de 2026. De acordo com o Ministério do Turismo, Artes, Cultura e Esporte de British Columbia, a realização de jogos do Mundial na província está novamente sendo considerada pelos organizadores do evento.
Em um comunicado à emissora CTV, o ministério disse que BC está em “discussões ativas” para que a região, e especificamente Vancouver, seja considerada para receber o Mundial. “Vancouver é uma cidade reconhecida internacionalmente, com um dos melhores estádios da América do Norte”, diz a mensagem.
“A indústria do turismo em BC foi impactada consideravelmente pela pandemia, incêndios florestais e inundações nos últimos 24 meses e a perspectiva de sediar um dos principais eventos esportivos do planeta e, desta forma, receber turistas de todo o mundo em Vancouver, é uma grande oportunidade não apenas para nosso setor de turismo, mas também para a nossa província.”
O ministério também disse à CTV que o “sucesso sem precedentes” da seleção canadense de futebol antes da Copa do Mundo de 2022 “torna esta oportunidade ainda mais empolgante” à medida que as negociações avançam.
Premier está confiante em um acordo para sediar o evento
O premier de BC John Horgan comentou que a decisão de Montreal de desistir da disputa abriu uma oportunidade para Vancouver, pois deixou Edmonton e Toronto como as únicas cidades canadenses candidatas aos jogos.
Horgan disse em julho do ano passado que sediar a Copa do Mundo era uma possibilidade sendo analisada pelo governo. Vale lembrar que anteriormente, em 2018, a província havia anunciado que Vancouver não receberia o Mundial, devido a divergências contratuais e financeiras com a FIFA, consideradas intransponíveis para o governo à época.
Em entrevista esta semana na CHEK television (vídeo abaixo), o premier indicou que agora é a favor de Vancouver sediar jogos, em parte, devido ao forte impacto da pandemia de COVID-19 na indústria do turismo e também porque aparentemente a FIFA suavizou suas demandas. Segundo Horgan, é possível que o BC Place receba entre três e cinco partidas. “Estou confiante que vamos chegar a um acordo melhor do que o proposto em 2018” ressaltou o líder do governo.
O torneio, já confirmado, será realizado de forma conjunta nos Estados Unidos, Canadá e México.
Caso Vancouver seja escolhida como uma das cidades-sede, a Copa do Mundo de 2026 não será a primeira vez que a região sediará um torneio internacional de futebol. Diversas partidas da Copa do Mundo Feminina em 2015, incluindo a final, foram disputadas no BC Place.
Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:
*campo obrigatório